Conectar
Para o topo

Arraial do Cabo

Conhecida por suas belas praias, a cidade encanta pela simplicidade e águas cristalinas

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é daqueles lugares que chamam a atenção pela beleza e simplicidade. Diferente das vizinhas Búzios e Cabo Frio, badaladas e com vida noturna agitada, a cidade esbanja tranquilidade, praias belas e mar azul turquesa. Ou seja, um cenário paradisíaco pra ninguém botar defeito!

Em Arraial, toda a efervescência acontece de dia. Logo após o nascer do sol os primeiros barcos começam a sair da marina da Prais dos Anjos, levando os turistas para os passeios pela região. É a melhor maneira de conhecer as praias e os principais pontos turísticos, lendas e memórias do lugar. Em média, o trajeto dura quatro horas e é o tipo de programa imperdível!

Conheça as principais praias

Sem dúvida, as praias são o principal atrativo de Arraial. Quem chega à cidade já se admira com o marzão azul e o visual da Prainha. É paixão à primeira vista! Por conta das águas calmas, é o local preferida das famílias com crianças, apesar de ficar sempre cheia aos finais de semana.

A Praia do Forno é outro ponto turístico muito procurado por quem vai a Arraial do Cabo. A trilha, por si só, já é um belo passeio. Ao fim do percurso, que não dura mais de meia hora, o visual é de tirar o fôlego e compensa o esforço! A areia branca, o mar transparente e a mata verde são o cenário perfeito para as melhores fotografias.

Para aqueles que buscam um momento mais tranquilo e reservado, sem a presença constante de turistas e vendedores, a Praia do Pontal é o local perfeito. A praia possui 700 metros de extensão, com uma vasta vegetação de restinga e pequenas dunas e, por ter ondas mais fortes, também é a preferida dos surfistas.

Considerada uma das mais bonitas do país, a Praia do Farol é um verdadeiro santuário de águas calmas, cristalinas e muitos peixes. O acesso é somente por barco, já que a ilha onde fica a praia é um reserva ambiental. O local conta com dois faróis: o Novo, com uma vista diferenciada da ilha, e o Velho, cujas ruínas datam de 1833.

Para além das belezas naturais, a cidade tem muita história que remete aos primeiros habitantes e ao período de colonização. Os primeiros habitantes chegaram a cidade há cerca de cinco mil anos, eram nômades e viviam em grupos no alto dos morros. Também há registros da presença de índios Tamoios e do desembarque da expedição de Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos. Até hoje monumentos e peças histórias lembram esse período, como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 e o monumento em homenagem ao navegador europeu.

Temporada de Verão

Com a chegada do Verão, a tranquilidade das ruas de Arraial do Cabo começa a dar lugar ao vai e vem de carros e turistas. A aposta é alta de que os dias de sol e calor vão movimentar a cidade, lotar as pousadas e as praias.

Luís Nery, diretor do Grupo Estalagem do Porto, que administra seis pousadas na cidade, destaca as expectativas para a alta temporada. “O verão sempre foi o período de grande expectativa de bom fluxo e movimento de turistas para todo o trade de Arraial do Cabo, praticamente um destino de sol e mar. Com a chegada dessa época, todos se preparam para trabalhar com 100% da taxa de ocupação no setor de hotelaria. A ascensão e destaque de Arraial do Cabo em todas as mídias fez com que a cidade chegasse a ser o destino da moda nos últimos anos e com isso, que a cidade se prepare melhor para uma realidade não vivida antes no que se refere a receber mais que o dobro do que recebia de turistas”, comenta.

O grande número de visitantes já garantiu, até o início deste mês, a taxa de ocupação de 40% nos hotéis e pousadas. E nem a atual situação econômica do país desanima. “Esperamos que até o fim do mês de dezembro estejamos com essa taxa chegando perto dos 75% de ocupação. Temos o perfil de turista variado: aqueles que se programam para viajar e outros que reservam de última hora. Trabalhamos muito para chegarmos a uma excelente taxa de ocupação no mês de janeiro. Já em fevereiro a gente precisa brigar muito para ter uma taxa de ocupação boa, tendo em vista que é o mês que as famílias têm muitas despesas escolares, impostos dos carros e taxas de IPTU. Em se tratando da economia é natural que o lazer seja deixado em segundo plano nesse momento”, ressalta Nery.

A previsão de que este Verão será de chuva acima do volume normal também não assusta. De acordo com Nery, Arraial é um destino privilegiado quando se fala em previsões climáticas. Chove muito pouco na cidade. “As previsões relacionadas a chuvas não são 100% certas supostamente pelas características geográficas do município. Pode-se dizer que Arraial é uma península que avança muito para o mar e com isso temos muita incidência de ventos que desviam com rapidez as nuvens de chuvas. E mesmo que chova, são chuvas curtas de pouco tempo e em seguida surge um sol maravilhoso. Portanto, as previsões não nos assustam mesmo com relação a atrapalhar o turismo de sol na cidade. E ainda que houvesse dia de chuva, hoje já temos muitas opções de passeios por terra e isso também ajuda muito na satisfação do turista”, conta.

Passeio de barco

Não existe maneira melhor de conhecer Arraial do Cabo que não seja em um passeio de barco. Algumas praias e ilhas só são possíveis de serem visitadas pelo mar, o que torna o programa ainda mais especial.

Conheça o roteiro:

– Praia da Ilha do Farol: localizada em uma reserva ecológica e sob proteção da Marinha, a Praia da Ilha do Farol é considerada uma das mais bonitas do Brasil devido a transparência da água e a qualidade da areia. Um paraíso com 1 km de extensão, cercado pro pequenas dunas e mar transparente.

– Fenda de Nossa Senhora: a fenda rochosa é cercada de muitas histórias e mistérios. Uma das lendas conta que uma santa foi encontrada na fenda por um pescador no ano de 1721. A imagem foi levada em procissão até a Igreja local, mas teria desaparecido e surgido novamente na gruta. O fato teria se repetido algumas vezes, até que a santa foi deixada de vez no local. Atualmente, uma réplica da imagem encanta turistas e moradores.

– Pedra Cara de Macaco: a Pedra do Gorila ou da Cara de Macaco é uma das atrações do passeio de barco em Arraial. Dependendo do ângulo que se avista, é possível enxergar o perfil de um macaco.

– Praia do Forno: com águas calmas e cristalinas e areia branquinha, a Praia do Forno é uma das preferidas dos turistas. O acesso é feito somente por trilha ou barco. A grande piscina natural é o cenário perfeito para a prática de esportes como stand up paddle, mergulho e snorkel.

– Gruta Azul: uma das muitas belezas naturais que fazem parte do trajeto do passeio de barco é a visita à Gruta Azul, que leva esse nome porque a luz do sol invade a gruta e o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra, provocando um cenário belíssimo.

– Prainhas do Pontal: mais uma praia (na verdade, duas em uma) cujo acesso só pode ser feito por barco ou pela estrada do Morro do Pontal. Em época de maré cheia, as prainhas se dividem por uma pedra.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Revista Mais

  • Reinventando o entretenimento

    Mercado de shows, festas e eventos em geral sofre com a crise, amarga incertezas, mas segue criando alternativas Por Cris Rosa...

    Cris Rosa1 setembro, 2020
  • Empresas Juniores da FeMASS, UFF, UFRJ e IFF criam Liga da Região

    As Empresas Juniores da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal...

    Cris Rosa31 agosto, 2020
  • Os novos desafios do turismo

    “Novo normal” exige mudanças estratégicas para reconquistar a confiança dos consumidores Por Cris Rosa Os desafios para a indústria do turismo...

    Cris Rosa20 agosto, 2020
  • Posicionamento de imagem

      Um cartaz de cinema é como um resumo do que veremos no filme, só de olhar a imagem define internamente...

    Cris Rosa13 janeiro, 2020
  • FM 101 rumo à quatro décadas

    Lançamento da programação 2020 no clima dos 40 anos no ar E lá se foram 40 anos. Muitas conquistas, desafios e...

    Cris Rosa13 janeiro, 2020
  • Organize a rotina

    Master coach Dilza Taranto (de preto, com os filhos) aponta os benefícios de aprender a gerenciar o tempo Saber administrar o...

    Cris Rosa27 dezembro, 2019