Conectar
Para o topo

Laboratório de robótica produz seis mil máscaras contra coronavírus

Em Macaé, além das aulas virtuais de robótica, integrantes do programa #InovareAprender, entre alunos, professores e universitários, estão produzindo máscaras no estilo face shield e totens de álcool em gel. Foram produzidas 6 mil máscaras escudo desde março. Os displays e equipamentos de proteção individual são distribuídos para instituições da área de saúde e espaços de serviços essenciais do município.

A ação, intitulada “Makers contra Covid”, tem o objetivo de contribuir no combate ao coronavírus, principalmente junto aos que atuam nos setores de utilidade pública. Para a produção, os voluntários se revezam, conforme as regras de distanciamento social, na sede do lab#Inovar.

Com o uso de impressora 3D e cortadoras a laser, todo o material produzido segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a produção são necessários materiais como acetato 0.5 mm e o filamento PETG e MDF. Quem quiser contribuir com matéria-prima pode entrar em contato com o email contatoinovareaprender@gmail.com ou  doar no laboratório, que funciona no térreo da Cidade Universitária, localizada  à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros .

Tendo a tecnologia como aliada, os participantes do #InovarAprender também estão se revezando virtualmente na linguagem da programação e conscientização do Covid-19, produzindo games e animações. O foco é destacar orientações de prevenção, que são disponibilizadas em grupos de WhatsApp das escolas municipais, blogs, redes sociais dos espaços escolares e na página do Inovar (@inovareaprender), que também divulga os trabalhos e lives.

O lab#InovareAprender é reconhecido por ser ambiente dos makerspace, laboratório voltado para criatividade, tecnologia, ciência e inovação. A rede municipal conta com 13 estações de robótica, que integram diretamente uma média de 4 mil estudantes.O programa #InovareAprender é uma parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria