Conectar
Para o topo

Macaé APP: interação entre a gestão pública e o cidadão

Aplicativo criado pela prefeitura de Macaé foi apresentado a associados e membros da Acim

Por Cris Rosa

A tecnologia como aliada da gestão. Essa é a proposta do aplicativo Macaé APP, apresentado nesta quarta-feira a associados, empresários e membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). A ferramenta é uma forma de incentivar a participação ativa do cidadão, aproximando o poder público e a sociedade em busca de uma gestão mais moderna e eficiente.

O aplicativo é uma iniciativa do Laboratório de Inovação em Gestão Pública –Inova Macaé, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. A ideia surgiu de servidores públicos do município, alunos do curso de pós-graduação em Gestão Pública realizado em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Durante apresentação na Acim, o secretário adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos Garcia, explicou o processo.

Nosso objetivo é atender a sociedade nas suas demandas mais urgentes. A partir daí buscamos as necessidades de cada secretaria e, na evolução do processo, identificamos a carência de uma ferramenta que reunisse todas essas questões levantadas pelos alunos e nasceu a ideia do Macaé APP. A intenção é levar para o cidadão a facilidade de ter a cidade toda na palma da mão, dando mais celeridade e agilidade aos serviços municipais ”, ressaltou.

O coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos, explicou os recursos já existentes no aplicativo e destacou a importância de criar uma tecnologia que fosse útil para o cidadão. “A ideia é disseminar a gestão pública móvel. O usuário tem acesso a informações facilitadas sobre o município, como por exemplo o transporte público, linhas, itinerários e horários, consegue fazer uma reclamação online direto para o Procon e além disso o aplicativo tem a carta de serviços ao cidadão, que é um cardápio de serviços públicos disponíveis em Macaé”, comentou.

O Macaé APP conta ainda com a funcionalidade Fiscaliza Macaé, específica para zeladoria urbana. De acordo com o coordenador do Inova Macaé, neste ícone o cidadão pode tirar foto de um bueiro aberto, de uma árvore que caiu na rua ou uma lâmpada que esteja queimada, prescrever a ocorrência e encaminhar para que a prefeitura possa fazer o reparo. Outro recurso do aplicativo é a Notificação Push – um alerta que é encaminhado algumas vezes durante o dia sobre o que está acontecendo no município. Também estão disponíveis os indicadores de desempenho, dados importantes do município a partir dos quais são propostas políticas públicas.

Para o presidente da Acim, Francisco Navega, o aplicativo está alinhado as novas formas de relacionamento com o cidadão. “A Acim está totalmente integrada a essa visão. Estamos desenvolvendo o nosso marketplace MERCADO FÁCIL, em parceria com a Prime Publicidade, e sabemos da importância desse tipo de iniciativa, sobretudo neste novo momento pelo qual passa a cidade de Macaé”, destacou.

O empresário e membro da diretoria da Acim, Aristóteles Cliton da Silva, considera a ferramenta fundamental para que o cidadão possa conhecer melhor a sua cidade. “Aquelas particularidades em termos de turismo, cultura, saúde, que muitas vezes questionamos mas estão ao nosso alcance e nós não sabemos. Acredito que o grande desafio é fazer com que o munícipe entenda a importância dessa ferramenta e contribua, e claro, que o poder público também dê as suas respostas”, comentou.

O Macaé App está disponível, de forma gratuita, para celulares com o sistema Android. Em breve será disponibilizado para IOS. O acesso também pode ser feito gratuitamente pelo computador pelo link: http://applink.com.br/macaeapp.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Comportamento