Conectar
Para o topo

Tem novidade no Beco das Artes

Programação especial acontece durante todo o Verão na entrada do Pecado

 

O Verão já chegou e o Beco das Artes preparou uma programação especial para a época mais esperada do ano. Localizado na entrada do bairro Pecado, há quase um ano o Beco foi inaugurado como um novo conceito cultural a céu aberto, sendo mais uma opção de lazer, entretenimento e informação na cidade de Macaé.

Beco das Artes é uma iniciativa da produtora cultural e cenógrafa Agnes Williams e do empresário João Costa e conta ainda com a coordenação da arquiteta e presidente da Associação Regional de Arquitetura e Urbanismo de Macaé (ARAU), Grasiela Mancini e direção executiva da arquiteta Debora Carvalho.

O primeiro evento que inaugura essa temporada que promete ser de muita animação e dias quentes é o Circuito Wine Tour Jazz e Blues, um evento compacto de dois dias dedicado a degustação de vinhos, comidas, workshops e shows de jazz e blues.

Às quintas-feiras, de 15 em 15 dias, o espaço vai receber uma feira de consumo consciente, com food bikes e produtos com uma curadoria diferenciada. Também estão na programação um brechó de verão e um evento colaborativo de moda, que seria realizado em maio em comemoração ao Dia das Mães e precisou ser adiado por conta das chuvas na ocasião.

Agnes destaca que, para fechar o ano, a Cantata de Natal que marcou a inauguração do projeto em dezembro de 2018 voltará a acontecer, com artistas locais e cunho beneficente. Outra novidade e que já está a todo vapor é a parceria com a Hits FM. A Rádio instalou caixas de som no local, que agora conta com programação musical 24 horas por dia.

A agenda de atividades não para e em abril do ano que vem o Beco das Artes vai ser palco da Pet Show, uma feira voltada para os amantes dos animais de estimação. A programação de 2020 será divulgada através das redes sociais do projeto – @becodasartesmacaeoficial e facebook.com/becodasartesmacae.

Intervenções continuam

As 13 fachadas de casas coloniais que encantaram moradores e turistas, produzidas por arquitetos convidados da curadoria do Beco das Artes, continuam por tempo indeterminado no local. Já a instalação “Umbrellas ao Vento”, inspirada na rua Águeda, em Portugal, foi retirada por conta do vento e do vandalismo. Atualmente o espaço conta ainda com o redário, eco jardins (pneus floreiras), calçada literária, passeio poético (bike), carro envelopado pelo Coletivo sobre Telas, Verde que te Quero Verde (iluminação em árvores), De Portas Abertas (cartões postais) e a geladeira biblioteca.

Beco das Artes foi criado para ser um espaço de fomento ao desenvolvimento artístico, social, cultural, turístico e ambiental utilizando a arte como apresentação. No local, os visitantes podem conhecer e prestigiar os trabalhos executados por artistas plásticos, arquitetos e colaboradores.

“A nossa proposta é humanizar a rua com arte, cultura e beleza, preservando a memória histórica e cultural da nossa cidade, além de promover o resgate da arquitetura e a educação pela arte”, destaca Agnes.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é proporcionar experiências que deem oportunidade para grandes encontros aconteçam e que novas histórias sejam criadas e vividas. E de certa forma, isso já vem acontecendo. Em junho, o Beco das Artes foi palco para um piquenique literário organizado pelo professor de Língua Portuguesa, Antonio Cardoso, com cerca de 80 alunos da Escola Municipal Olga Benário.

Além de colaborar com o movimento cultural de Macaé, o Beco das Artes foi criado para ser um espaço de preservação das raízes e da história da cidade e também da inovação, da nova arte e da criatividade. O projeto conta com várias parcerias, divididas entre parceiros culturais, parceiros pela causa, parceiros engajados e apoio.

A equipe Beco das Artes é composta ainda por João Costa (coordenação de Administração), Duda França (coordenação de Mídia), Alysson Nogueira (Assessoria de Imprensa), Grasiela Mancini (coordenação do Vilarejo – Embaixadora), Debora Carvalho (direção Executiva), Luciana Di Santo (curadoria), Marie Linhares (curadoria de Captação Institucional), Mozar Carvalho (Assessoria Jurídica), Fernanda Maciel (Assessoria Contábil), Artur Almeida (Assessoria Elétrica), Raquel Petersen (Curadoria Macaé), Taissa Moura (Agência Tempero Digital) e Gabriel Lopes (Assessoria de Eventos).

Fotos: João Paraíso

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Comportamento